Fundação Criança realizou exposição itinerante

O Programa Centro de Atendimento Socioeducativo – CASE realizou as exposições: de telas – TÍTULO: TRAÇANDO LINHAS E COLORINDO HISTÓRIAS DE VIDA e das obras artísticas utilizando técnicas de grafitti, colagem, decupagem, pintura e escultura sobre madeira – TÍTULO: ONDE VOCÊ GUARDA SEUS SONHOS?, produzidas pelos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade de 07/08 à 13/08/2018, no Centro de Formação de Professores de São Bernardo do Campo – Cenforpe, neste período, ocorreram eventos da Saúde, Educação e UFABC. As exposições foram vistas por mais de 3.000 pessoas.
A metodologia lúdico-pedagógica adotada pelo CASE utiliza a arte como meio de interação social e instrumento socioeducativo, visando o aprimoramento das habilidades e potencialidades individuais dos adolescentes e jovens atendidos, bem como o estímulo para o amadurecimento do senso crítico, a convivência comunitária e a ampliação da sua visão de mundo.

Durante o processo de criação, os socioeducandos se utilizam da imaginação, da percepção, da observação e do raciocínio. Ao exercitarem  a emoção, organizam e reorganizam pensamentos, anseios e sensações. Esse tipo de participação estimula o reconhecimento de suas potencialidades, criando ambientes propícios para a apreensão e o exercício de valores universais.

A exposição itinerante o CASE busca o reconhecimento das ações sociopedagógicas desenvolvidas por sua equipe técnica junto aos socioeducandos em cumprimento de medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida. Igualmente, a ação busca disseminar uma cultura capaz de contribuir para a desmistificação da imagem do “menor infrator” construída no desenrolar do processo sócio-histórico brasileiro.