Fundação Criança promove exposição itinerante dos trabalhos do Projeto Gaiolas Abertas

O projeto Gaiolas Abertas advém da reflexão sobre a privação do direito à liberdade e conscientização do público, família e comunidade, com a desconstrução e reutilização de gaiolas apreendidas, transformando e ressignificando o objeto que carrega um sentido de violação a um direito.

É uma ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, que visa estimular a preservação das aves na Natureza, assim como reduzir as ações predatórias, maus tratos e caça e recebem nova funcionalidade a partir de transformações realizadas artesanalmente.

Nesta primeira etapa atendeu às crianças, jovens e adolescentes participantes do projeto, em situação de vulnerabilidades (acolhimento e outros) residentes nos bairros próximos a sede do CACJ – Galpão Cultural.

Como resultados foram produzidos trabalhos artísticos, discussões, criação de um roteiro para teatro de fantoches e animação em vídeo, que resultaram na exposição das gaiolas desconstruídas, apresentação das cenas e apresentação musical no espaço da Fundação Criança.

Os trabalhos já foram expostos na Pinacoteca de São Bernardo do Campo e Cenforpe, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e atualmente a exposição encontra-se no 2º Piso do Golden Square Shopping, Avenida Kennedy, 700.