Cidade dos Direitos

CIDADE DOS DIREITOS

A Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, sede da Fundação Criança de São Bernardo foi um dos 72 projetos aprovados entre os 4.177 inscritos no Programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras.

Localizada em uma área de 36 mil metros quadrados, no Bairro Assunção, a Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma iniciativa pioneira no país que busca integrar o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do município, atuando no atendimento e acompanhamento do público infanto-juvenil, sobretudo àquele em situação de vulnerabilidade social.

A concepção da Cidade dos Direitos fundamenta-se na difusão dos direitos humanos, cultura de paz e democracia, reconhecendo as crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, visando sua proteção integral e prioridade absoluta na implementação e desenvolvimento de políticas públicas, como determina a Lei Federal n° 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Na Cidade dos Direitos você encontrará:

• Sede administrativa

Espaço de atuação da Presidência e das Diretorias técnica e administrativa da Fundação Criança. Abriga também os setores de contabilidade, compras, licitação, recursos humanos e recepção.

• Centro de Referência da Infância e Juventude

Espaço dedicado à reflexão de todas as dimensões da política para a infância e adolescência, à promoção de pesquisas, experiências culturais, aprendizagens, formações e debates. Sedia também as coordenações dos serviços e programas da área técnica.

O Centro de Referência da Infância e Juventude conta também com:

• Auditório

Com aproximadamente 110 metros quadrados e capacidade para 100 lugares, destina-se às conferências, cursos, debates, cerimônias, apresentações artísticas e outras atividades abertas à comunidade.

• Centro de formação

Salas equipadas para reuniões com capacidade para até 50 pessoas destinadas a  organização de atividades de formação continuada e capacitação de profissionais ligados ao Sistema de Garantia de Direitos, da Rede socioassistencial de São Bernardo do Campo e municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal das Sete cidades.

• Centro de Documentação

Localizado numa área de cerca de 100 metros quadrados este espaço abriga o “Projeto Contando História”  em parceria com a Secretaria Municipal de Educação,  uma biblioteca e videoteca especializadas na temática infância e juventude, além de sala de leitura e consulta equipada com computadores para pesquisas e acervo de aproximadamente 1500 documentos.

• Hall de exposição

Destinado à exposições de produções artísticas, resultados de pesquisas, campanhas de divulgação entre outros eventos, referentes à área da infância e adolescência.

• Teatro de Arena

Espaço cênico coberto com capacidade para até 400 pessoas destinado à prática educativa com ênfase cultural, bem como à realização de apresentações artísticas e eventos.

A Cidade dos Direitos conta ainda com espaço ao ar livre com duas  quadras  poliesportivas, parque infantil, pista de caminhada e amplo estacionamento.

Horário de atendimento: Das 8:00 às 17:30 horas – Telefone: (11) 4344-2100

Endereço: Rua Francisco Visentainer, nº 804 – Bairro Assunção – São Bernardo do Campo – São Paulo