Serviço de Abordagem

SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ABORDAGEM SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O Serviço Especializado de Abordagem Social de Crianças e Adolescentes é um programa da Fundação Criança sediado na região central de São Bernardo do Campo que atua diariamente em todo o território do município. Todos os dias, uma equipe de educadores sociais percorre a cidade, procurando identificar se há meninos ou meninas morando ou utilizando as ruas, praças e parques para o uso de drogas, sobrevivência, ou outro tipo de atividade que os tornem suscetíveis à situações de risco.

São realizadas abordagens diretas, visando identificar quais são os motivos que os levam a sair de suas casas.

O objetivo não é retirar a criança ou adolescente compulsoriamente das ruas, mas sim, compreender o que os levam a preferir ficar ali a estar com sua família ou na sua comunidade de origem. A partir desta construção de vínculos busca-se realizar orientações e encaminhamentos que permitam modificar as situações de vulnerabilidade social.

reencontroPROGRAMA REENCONTRO

O objetivo do Programa Reencontro é atuar no enfrentamento ao desaparecimento de crianças e adolescentes junto com suas famílias acompanhando-as e orientando-as, bem como investir em ações preventivas nas comunidades. Desde 2005, atua no fortalecimento de vínculos, fornece atendimento multidisciplinar aos familiares de crianças e adolescentes desaparecidos, oferece apoio à divulgação de imagens e na mobilização dos meios de comunicação, bem como na articulação de todo Sistema de Garantias de Direitos para o auxilio na localização e identificação de crianças e adolescentes em situação de desaparecimento.

Endereço: Rua Santa Filomena nº 802 – Bairro Centro – São Bernardo do Campo – Tel: (11) 4121-7513